Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar – LABTATE

O LabTATE – Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar é um laboratório de pesquisa e extensão que atua no ensino formal e não-formal com temáticas relacionadas a Cartografia Escolar e Tátil para Educação Geográfica. O aspecto de maior relevância é o desenvolvimento de metodologias de ensino para o aprendizado da Cartografia Visual e Tátil em todos os níveis de educação. O projeto “Venha conhecer o LabTATE/UFSC” faz parte da “UFSC de Portas Abertas”, que visa apresentar à comunidade o que o LabTATE desenvolve sobre as metodologias educacionais aplicadas a Cartografia Escolar e Tátil, assim como o acervo de recursos didáticos cartográficos visuais e táteis para a Educação Geográfica. São diversos temas e recursos didáticos apresentados nesta visita, como por exemplo: A Terra é plana ou esférica? Por que, como nos localizamos e suas tecnologias? O tempo e espaço na Cartografia; O que é mapa? Como explicar a esfericidade da Terra no mapa? A informação geográfica e os produtos cartográficos; como são feitos os mapas visuais e táteis; como é o código Braille e gráfica tátil na cartografia? Como se lê o relevo no mapa? E outros contextos históricos e científicos. A visitação dura em torno de 50 minutos, para um grupo de 20 a 30 estudantes. Para agendar uma visita mande informações sobre datas e horários possíveis, escola, nível de ensino, número de visitantes, contato do(a) professor(a) responsável. Estamos te esperando. Venha conhecer o LabTATE/UFSC!

Agendamentos de visitas devem ser feitos com a professora Rosemy da S. Nascimento (coordenadora do Laboratório) pelo email rosemy.nascimento@gmail.com