Estágio docência

ESTÁGIO DOCÊNCIA

 

Para a montagem das propostas de Estágio Docência os mestrandos e doutorandos devem seguir a Resolução N. 44/CPG/2010.

 

Algumas Informações:

 A disciplina Estágio de Docência é obrigatória somente para os doutorandos que recebem bolsa do Programa Demanda Social/CAPES, devendo estes cursarem no mínimo 2 semestres da disciplina.

 Demais doutorandos e mestrandos, se assim desejarem, podem solicitar também matrícula para Estágio Docência.

Os procedimentos referentes à solicitação de matrícula em Estágio de Docência devem ser efetuados no início do semestre pretendido para a realização do Estágio de Docência.

 Ao solicitar a matrícula o aluno deve observar o número de créditos trabalhados, sendo que unidade de crédito equivale a 15 horas trabalhadas. O aluno poderá validar até 2 créditos (sendo até 1 crédito em aulas ministradas e o restante em atividades de apoio, como monitoria, organização de atividades de campo, atividades laboratorias, entre outras).

A solicitação deve ser aprovada no Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Para solicitar matrícula em Estágio de Docência o aluno deverá preencher, juntamente com seu orientador, o formulário de solicitação, devendo indicar o nome da disciplina, código, número de créditos trabalhados, curso e fase em que a disciplina será ministrada e o ano e semestre em que realizará as atividades.

Anexar ao formulário os seguintes documentos:

  • Plano de atividades do aluno na disciplina.
  • Cópia do plano de ensino e cronograma semestral da disciplina.

O formulário e seus anexos devem ser entregues na secretaria do PPGG.

Nos casos em que o Estágio de Docência for realizado em disciplina sob a responsabilidade de outro professor que não o orientador, o acompanhamento e avaliação deverão ser feitos por ambos os professores. Estes (orientador e professor responsável pela disciplina) deverão enviar um documento à coordenação atestando que o pós-graduando concluiu o Estágio de Docência e informando o número de créditos, bem como atribuindo um conceito ao aluno.