Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O programa de Pós-graduação em Geografia se divide em duas áreas de concentração e em oito linhas de pesquisa, distribuídas da seguinte forma:

 

Área de concentração: Desenvolvimento Regional e Urbano

 

1. Dinâmicas Territoriais Urbanas e Rurais, Redes e Políticas Públicas

Análise de políticas públicas, de planejamento e de seus instrumentos na organização territorial, em diversas escalas espaciais. Estudos sobre os espaços regional, urbano e rural, suas diferentes configurações e dinâmicas econômicas e sociais; populações e saberes tradicionais, desenvolvimento rural e produção de alimentos. Estudos da relação entre a forma de organização em rede – técnica (telecomunicação, transporte e logística), financeira, geográfica, social e urbana – e os territórios.

Professores:

 Clécio Azevedo da Silva

Elson Manoel Pereira

Leila Christina Duarte Dias

Márcio Rogério Silveira

Nazareno José de Campos 

Margareth Afeche Pimenta

 

 

2. Formação Sócio Espacial: Mundo/Brasil/Regiões

Divisão social do trabalho/divisão territorial do trabalho, desenvolvimento econômico (indústria, comércio, serviços e agronegócio), regiões economicamente dinâmicas e retardatárias. Estado e políticas públicas; complexos e aglomerações industriais e agroindustriais, trajetórias tecnológicas e regulações. Relações centro-periferia, blocos de poder, crise mundial e brasileira

Professores:

Carlos José Espíndola

José Messias Bastos

Marcos Aurélio da Silva

Aloysio Martins de Araújo Júnior

 

 

Área de Concentração: Utilização e Conservação de Recursos Naturais

 

1. Análise Ambiental  

Estudo das questões ambientais no final do século XX, das questões ambientais no Brasil. Avaliações das bases científicas dos estudos do “ambiente” e a retomada das relações entre o homem e o meio ambiente.

Professores:

Alessandra Larissa D´Oliveira Fonseca

João Afonso Zavattini

Luiz Fernando Scheibe

Orlando Ednei Ferretti

 

 

2.      Sistemas costeiros e marinhos

Estudo dos sistemas costeiros e marinhos, focando em seus processos e serviços, usos e ocupação,  vulnerabilidade costeira frente aos efeitos das alterações do clima, qualidade ambiental, espaços naturais protegidos, gestão integrada e Planejamento Espacial Marinho.

Professores:

Antônio Henrique da Fontoura Klein

Jarbas Bonetti Filho

Marinez Eymael Garcia Scherer

Milton Lafourcade Asmus

Norberto Olmiro Horn Filho

 

3.Processos geológicos, geomorfológicos e desastres naturais 

Estudos de Geologia e Geomorfologia com intuito de integrar perspectivas distintas que permitam elucidar: a) a evolução geológica-geomorfológica local e regional; b) desastres e mudanças ambientais naturais ou induzidas pelo homem.

Professores:

Edison Ramos Tomazzoli

Roberto Fabris

 

Linha de pesquisa de eixo comum entre as duas áreas de concentração

 

 Geografia em Processos Educativos

Discussões a cerca do Espaço Geográfico em processos educativos; abordagens sobre recursos naturais e sociais em usos Urbano/Rural; o ensino do mapa e uso de produtos da cartografia em práticas pedagógicas; Geografia na Educação Ambiental.

Professores:

Aloysio Martins de Araújo Junior

Orlando Ednei Ferretti

Rosemy da Silva Nascimento