NOTA DE REPÚDIO

27/05/2020 14:48

Prezados discentes, docentes, servidores e comunidade universitária

O Parque Ecológico Municipal Professor João Davi Ferreira Lima, conhecido como Parque do Córrego Grande, antes Horto Florestal, é uma área cedida pelo IBAMA ao município de Florianópolis no ano de 1994. Como era uma área de plantio de espécies exóticas, houve a recuperação do solo e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. Em pouco tempo, o Parque se tornou uma importante área verde em meio à densidade urbana do Distrito Sede de Florianópolis e se constitui hoje como uma das únicas áreas verdes de lazer próximas à Universidade Federal de Santa Catarina.

O parque é a sede do Departamento de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), onde são ministrados cursos de sensibilização e conscientização ambiental com estudantes de escolas da Grande Florianópolis, além de oficinas de Educação Ambiental, reciclagem, plantio de espécies nativas, etc.

O Parque é um fragmento de habitat natural fundamental para a conectividade do mosaico de áreas protegidas no município, em especial servindo como um corredor ecológico. A área do Parque está ligada ao Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi por uma série de canais de drenagem e está próximo à vegetação de encosta dos maciços, em especial do Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira e do Parque Natural Municipal do Morro da Cruz. Como corredor ecológico, é fundamental para o pouso, descanso, alimentação e reprodução de aves, inclusive como área de nidificação. Também tem servido a mamíferos menores que ali vivem, em especial aos saguis e cotias que convivem nesse retângulo em meio à urbanização. Importante também para anfíbios (muitas rãs) e répteis (os jacarés do papo amarelo que se reproduzem na área e depois migram para os canais no manguezal do Itacorubi). Também se destaca como uma área fundamental para diminuir a intensidade das ilhas de calor que assolam a região no verão.

O Parque é um bem de interesse difuso e coletivo, portanto, de todos e de ninguém em particular, conforme regula a legislação ambiental brasileira. A venda de uma área dessa natureza se constitui num dano moral e ao patrimônio natural.

O Departamento de Geociências, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, repudia a venda ou a privatização da área do Parque Ecológico Municipal Professor Davi Ferreira Lima, para não deixarmos que esta área, de importância também didático- pedagógica, de pesquisa e de extensão para a UFSC, seja usada para outros fins que não o de preservação e educação ambiental. Somos pela renovação da cessão de uso do Parque.

Florianópolis, 26 de maio de 2020.

Assinam o documento:

Departamento de Geociências – GCN/CFH