1º Colóquio de Cartografia Tátil – 1º CARTOTÁTIL

22/02/2024 15:03

Data: 4 a 6 de dezembro de 2024

Local: Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro

Formato híbrido: presencial e remoto

Junte-se a nós para o 1º Colóquio de Cartografia Tátil – 1º CARTOTÁTIL, um evento técnico-científico pioneiro destinado à comunidade da Cartografia educacional, com foco nas necessidades das pessoas com deficiência visual.

A Cartografia Tátil desempenha um papel vital na educação geográfica e na vida diária das pessoas com deficiência visual, fornecendo orientação, mobilidade e compreensão do espaço geográfico.

Temática Central: Orientação, Mobilidade e Conhecimento Espacial

O evento contará com três eixos principais:
1. Ensino e aprendizagem: teorias e recursos didáticos táteis.
2. Formação de professores e currículos.
3. Especificidades de orientação e mobilidade.

Palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos abordarão esses temas, proporcionando uma oportunidade única para aprimorar conhecimentos e trocar experiências.

Palestras de Destaque:
– Abertura: “Cartografia Tátil – Passado, Presente e Perspectivas Futuras”.
Encerramento: “Cartografia Tátil na América Latina”.

Mesas Redondas:
1. “O Chão de Sala” – A Cartografia Tátil como Conteúdo Escolar e na Formação de Professores.
2. “Impressões e Percepções” – Pessoa com Deficiência Visual no Âmbito da Cartografia Tátil.

O evento é organizado pelo Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE) da UFSC, em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), e conta com o apoio científico de várias instituições renomadas.

Participe presencialmente ou remotamente e junte-se a nós nessa jornada de descobertas e reflexões sobre a Cartografia Tátil.

Inscrição e mais informações: https://eventos.galoa.com.br/cartografia-tatil-2024/page/4087-home