De tese para o chão de sala de aula – Atlas Escolar do Município de Joaçaba-SC

21/03/2023 15:12

No mês de março foram entregues aos educadores do Município de Joaçaba, no oeste Catarinense, cópias do Atlas Escolar do município, que foi desenvolvido de forma participativa durante a pesquisa de doutorado da Prof. Dra. Gabriela Geron. O estudo foi realizado sob a orientação da Prof. Dra. Rosemy da Silva Nascimento do programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e resultou na tese intitulada “Desenvolvimento do Atlas Escolar Municipal participativo: uma contribuição para os anos iniciais do Ensino Fundamental”.

Durante os anos de 2018 até 2022 participaram de formação continuada 48 educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a colaboração de todos foi possível desenvolver um Atlas de forma colaborativa. Nesse início de ano letivo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Joaçaba, foram entregues 25 cópias do Atlas Escolar Municipal de Joaçaba e um mapa dos bairros para cada escola do município, que a partir de 2023 poderão ser utilizados em sala de aula.