APRESENTAÇÃO
A primeira experiência do Departamento de Geociências da UFSC com atividades de Pós-Graduação iniciou-se a partir de 1972 com a implantação de cursos de especialização latu sensu, através das primeiras turmas de “Especialização em Geografia”. Em 1977 inicia-se a modalidade de especialização em Desenvolvimento Regional e Urbano (DRU) e posteriormente em 1979 a especialização em Utilização e Conservação de Recursos Naturais (UCRN). Essas experiências se constituíram em referências nacionais e base norteadora do projeto de mestrado. O curso de Mestrado em Geografia com duas opções em DRU e UCRN foi aprovado em 1984 pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFSC (Res. 009/CEPE/84) e implantado em 1985 com a seleção da primeira turma. Neste momento foi considerado “Curso Recomendado” pelo GTC-CAPES/CNPq.
Desde o período de especialização até a implantação do mestrado se consolidou como visão interdisciplinar que apenas na década de 1990 passou a se disseminar em todas as áreas do conhecimento, inclusive tecnológicas. Foi na época um curso de pós-graduação pioneiro na região Sul do Brasil, contando além do apoio dos professores locais habilitados e qualificados, também com a colaboração periódica de grandes nomes nacionais da Geografia. As primeiras dissertações foram defendidas em 1989. Pela Portaria do MEC n° 694 de 13/06/1995 o programa de Mestrado em Geografia da UFSC foi recredenciado e recomendado nacionalmente.
Em 1998 o Programa conseguiu autorização para em 1999 implantar o Curso de Doutorado (Res. N° 60/CPG/98 de 27/08/1998). As primeiras teses foram defendidas em 2003. Em agosto de 2009, numa cerimônia de abertura das comemorações dos 25 anos do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) a Pró-reitora de Pós Graduação saudou o Programa pela formação de 331 mestres e 51 doutores. Do final dos anos de 1990 para os dias atuais também com o apoio do PPGG passaram a ser publicados os Cadernos Geográficos, os Livros Geográficos e a Revista Discente eletrônica Expressões Geográficas.
O Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC está comemorando entre 2009 e 2010, 25 Anos de Criação (04/10/2009) e Instalação (março/2010). Como marco desse importante acontecimento na nossa história acadêmica e como parte do lançamento das comemorações deste “Jubileu de Prata” promovemos, em 07/08/2009, um “Tributo Acadêmico” em homenagem ao Centenário de Victor Antônio Peluso Júnior, considerado o mais importante geógrafo catarinense do século XX e figura de notável passagem pela UGI e AGB. Vale destacar que naquela ocasião, além das presenças de autoridades e familiares, contamos com a presença de Mestres como Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, que veio dar seu testemunho não apenas de convivência com o Mestre Peluso, quando da sua passagem inicial por Santa Catarina, mas, também, como um dos professores que colaborou na implantação do PPGG. Será sempre importante reafirmar, também, o papel que o PPGG tem prestado, através de grandes e relevantes contribuições não apenas à Geografia Brasileira, em inúmeras atividades e ou inserções que vem realizando, assim como em concretas presenças na vida cotidiana de comunidades catarinenses, como em episódios de catástrofes no Vale do Itajaí (como nos anos de 1980 e 1990), nas recorrentes enchentes de 2008/2009. Nesse contexto, vários docentes ocuparam espaço na mídia local e nacional para emprestar esclarecimentos, concomitante ao trabalho de orientação técnica que realizaram naquela ocasião e que vem ganhando desdobramentos e consolidação da presença da UFSC na sociedade brasileira. Destaca-se também que, atualmente, o PPGG tem entre professores do seu quadro permanente, vários ex-alunos, assim como inserções de egressos entre professores de várias universidades em todo o país, não apenas na região Sul e Sudeste, mas, inclusive, nas Regiões Norte e Nordeste brasileiras, além de profissionais atuando como técnicos em diversas instituições ou empresas públicas municipais, estaduais e federais, ingressos via concursos. Em 2009, por exemplo, teve aprovados doutorandos e ex-alunos, no concurso público para a recém criada Universidade da Fronteira Sul, que atenderá demandas as regiões oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A trajetória do PPGG não está ligada apenas na formação de Mestre e Doutores, mas, também, a quantidade e qualidade de produtos acadêmicos que tem oferecido à comunidade técnico-cientifica, aos diversos níveis de formação geográfica (do ensino fundamental à pós-graduação) e às inserções em segmentos comunitários tanto catarinenses, como de outras regiões brasileiras e até em níveis internacionais, em especial, países do Cone Sul-americano (Colômbia, Argentina, Chile e Peru) e estamos ampliando presenças em países lusófonos da África (Cabo Verde e Moçambique – via acordos MCT/CNPq-Ministério das Relações Exteriores). Assim, dissertações, teses, pesquisas, livros e revistas (tipo GEOSUL e ou de outras IES), eventos diversos (nacionais e ou internacionais) e tantas outras participações, como na criação da ANPEGE (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia), direta ou indiretamente o PPGG/UFSC vem emprestando suas experiências e adquirindo novas possibilidades de inserção em diferentes cenários.