Aula Magna do PPGG com Maria Adélia de Souza

04/12/2020 14:09

O Programa de Pós-Graduação em Geografia convida todos a participarem de nossa Aula Magna no dia 09 de dezembro de 2020, às 15:00hs, a ser proferida pela Profa. Dra. Maria Adélia de Souza, sob o título: “A INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA: O GRITO DO TERRITÓRIO SEMPRE EM QUESTÃO. O CLAMOR DO ESPAÇO BANAL”.

O evento será realizado conjuntamente com a 41ª Semana de Geografia, com transmissão simultânea no Youtube da SEMAGEO (https://www.youtube.com/channel/UC6V2fpwBDq6EPtrhUhj5NIw)  e no Facebook do PPGG (https://www.facebook.com/posgeo.ufsc/).

Fonte: http://agbcampinas.com.br/site/2019/maria-adelia-pioneira/

A Professora Maria Adélia possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1962), Diploma de Estudos Superiores em Estudos Econômicos e Políticos orientado por Celso Furtado, na Universidade de Paris (1967) e Doutorado em Geografia pela Universidade de Paris I (1975), orientada, inicialmente, por Pierre Monbeig e, posteriormente, por Michel Rochefort. Livre-docente pela Universidade de São Paulo. Sua trajetória está vinculada, principalmente, aos seguintes temas: “Epistemologia da geografia”, “Planejamento regional e urbano” e “Território e Sociedade: as desigualdades socioespaciais no Brasil”. Colaborou com várias instituições acadêmicas e científicas no Brasil e no exterior. Foi membro de comitês assessores do CNPq, tendo sido presidenta de seu CCCA e assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da FINEP e várias fundações de amparo a pesquisa de vários estados brasileiros. Também foi presidente do Instituto de Pesquisa, Informação e Planejamento Territorial, com sede em Campinas, e do Centro de Documentação e Estudos da Cidade de São Paulo – CEDESP. Foi considerada uma das mulheres pioneiras da Ciência Brasileira pelo CNPq. Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Alagoas e pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE). Entre várias outras homenagens, recebeu o I Prêmio de Francofonia, em Urbanismo, da Academia de Paris e Fundação França e ocupou a Cátedra de Direitos Humanos da universidade Católica de Lyon, na França. Mais recentemente, atuou como Pró-Reitora de Graduação da Universidade da Integração Latino-americana (UNILA) e sua pesquisadora visitante. Possui vários livros publicados sobre a questão metropolitana e planejamento urbano. Mais recentemente atuou como Pesquisadora Visitante e Pró-Reitora de Graduação da Universidade da Integração Latino-americana (UNILA).