Instruções para a realização de bancas de defesa online

13/05/2020 11:13

Conforme ajustado na reunião do Colegiado Delegado, seguem as instruções para a realização de bancas de defesa, até que as condições de trabalho presencial se normalizem:

1) Toda a documentação deverá ser solicitada e enviada à secretaria em meio digital, ao e-mail ppgg@contato.ufsc.br;

2) Para dar entrada ao pedido de formalização de banca, os orientadores devem solicitar à secretaria que lhes sejam enviadas por e-mail as portarias (ou declarações) e a ata específica da defesa;

3) Após a defesa, a ata deverá ser preenchida e digitalizada pelo orientador, devendo ser colhidas as assinaturas digitais de todos os membros da banca;

4) No caso da inexistência ou impossibilidade de assinatura digital de um ou mais membros, a assinatura digital do coordenador do Programa poderá substituí-las;

5) A ata deve ser acompanhada dos pareceres por escrito de cada um dos membros avaliadores, contemplando, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

a) cumprimento da ABNT e aspectos formais;

b) estrutura e organização do trabalho;

c) metodologia e desenvolvimento da análise;

d) resultados e conclusões.

6) As bancas de defesa devem ser gravadas e o link da gravação deve ser informado à secretaria, para que seja publicado na página do Programa. Esse cuidado é para preservar o caráter público das defesas.

 

Obs.: Várias plataformas permitem a gravação de reuniões, como o skype (fica disponível por 30 dias) e a conferência web da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/)